domingo, 16 de junho de 2013

Reduzir Consumo Memória Firefox


   Neste post descreverei algumas dicas que testei e aprovei para reduzir o consumo de memória RAM do Firefox.
   Efetuando alguns testes depois de enfrentar alguns problemas com o consumo exagerado de memória do Firefox, encontrei algumas dicas de utilização do aplicativo dito como próprio da Mozilla, o Memory Fox, que reduziu cerca 45% deste consumo estabilizando-o depois de um tempo.

   - Após instalá-lo é necessária a reinicialização do aplicativo, clicando posteriormente no ícone do Memory Fox que ficará ao lado esquerdo da barra de endereços, escolhendo a opção "Activate Memory Fox - Browser Only", ou seja, ativá-lo apenas para controle do Browser. Já utilizei a opção para todos os aplicativos, porém em certos momentos trava o próprio navegar, causando lentidão maior na máquina.

   Outra dica de aplicativo, seria o Firemin , porém este não tenho nenhuma avaliação para fazer pois acabei não instalando devido às demais configurações e o Memory Fox terem ajudado.


   Outras opçõs que também utilizo e que auxiliou na diminuição deste consumo foi editar as configurações do próprio browser, digitando na barra de endereços "about:config", porém tenha muito cuidado ao alterar valores nesta tela:

  1 - Altere o valor do parâmetro "browser.sessionhistory.max_total_viewer" para 0 para não armazenar nenhuma página na memória (padrão é -1). Reinicie o navegador.

  2 - Na mesma tela é possível criar um parâmetro para reduzir o uso de memória RAM para 10MB quando o Firefox estiver minimizado, para isso é necessário :
na tela de parâmetros, clicar em qualquer lugar da tela com o botão direito do mouse e escolha

  Nova preferência > Boolean

    Insira o nome do parâmetro "config.trim_on_minimize" e pressione Enter, selecionando a opção “true” no próximo passo. Dê um “OK” e reinicie o navegador.

   IMPORTANTE: caso note alguma anormalidade na utilização deste parâmetro, somente localize-o pelo nome inserido conforme acima e no valor atribua "FALSE".

  3 - Aumentando a velocidade com que o Firefox carrega as páginas: utilizando a opção abaixo, você irá forçar o navegador para que faça várias requisições ao servidor da página ao mesmo tempo, recuperando vários elementos/objetos do endereço paralelamente. Para isso, na página de configurações "about:config", localize:
    - campo network.http.pipelining e altere o valor para “true”.
    - campo network.http.proxy.pipelining e altere o valor para “true”.
    - campo network.http.pipelining.maxrequests, trocar o valor para 10.

Reinicie o browser.

  Estas dicas me auxiliaram a melhorar muito a performance do Mozilla Firefox, e espero auxiliar você também. Pode ser aplicadas em qualquer versão do aplicativo.
  Se ajudei, compartilhe, vote.

Abraço, até a próxima dica!

Nenhum comentário: